Galeto al Primo Canto
Fonte: Gustavo Toigo
Galeto al Primo Canto reconhecido como primeiro Bem Cultural de Natureza Imaterial do Município
Evento faz parte da programação da Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural

Nesta quarta-feira (12 de agosto) iniciou-se a Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, estabelecida pela Lei 7.950/2015 de autoria do Vereador Gustavo Toigo (PDT). Graças à gestão da Secretaria Municipal da Cultura, ocorrerão eventos até a terça-feira (18 de agoto) que ressaltam a importâcia dos patrimônios da nossa cidade.
Um importante evento foi a homenagem aos empreendedores e trabalhadores que mantém a tradição do Galeto al Primo Canto - realizado no segundo dia da Semana de Valorização (quinta-feira). O evento, prestigiado pelo Vereador e demais convidados, retratou a tradição conservada pela galeteria, estendendo a homenagem aos propretários e funcionários da Galeteria Peccini, Galeteria Alvorada (antiga Galeteria Peteffi), Galeteria Zanotto, Galeteria Vêneto, do Restaurante La Vindima e do Galeto Brasile.
O reconhecimneto do Galeto al Primo Canto como Bem Cultural de Natureza Imaterial dá-se pela sua representabilidade: os pratos compostos por sopa de agnolini, pão, massa ao molho de miúdos de galinha, polenta frita e/ou brustolada (grelhada), salada de radicci com toucinho frio, salada de batata com maionese, galeto (frango com 25 dias de vida que pesa, no máximo, 700 gramas) e a sobremesa: sagu com creme. O sabor destes alimentos traduz receitas e maneiras de fazer transmitidas de geração a geração. O nome (primeiro canto), igualmente simbólico, retrata o abate do animal ainda jovem, que caracteriza uma carne macia.
"A importância deste reconhecimento se dá pela memória e tradição que trouxeram os imigrantes italianos ao Brasil, em uma tentativa de fugir da miséria e da fome. Estabeleceram na nossa região costumes hoje muito comuns, mas que na verdade retratam a realidade batalhadora dos nossos ancestrais" pontuou o Vereador Gustavo Toigo.
Foto Crédito: Felipe Gremelmaier